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Alimentação saudável e qualidade de vida

O assunto “Alimentação Saudável” tem recebido muito destaque na mídia nos últimos anos, sendo bastante abordado tanto em revistas quanto programas televisivos.

Muitas pessoas preocupam-se em ter realizar uma alimentação saudável, incorporando bons hábitos alimentares, já que esta é um fator importante para a saúde, para qualidade de vida, uma vez que influencia diretamente no bem-estar físico, emocional e na prevenção e tratamento de doenças.

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, câncer, e dislipidemias tem sido causa importante de mortalidade e incapacidade no mundo inteiro, afetando populações tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Pode-se afirmar que isso é consequência das mudanças que tem acontecendo no estilo de vida das pessoas, principalmente em relação aos hábitos alimentares e redução da atividade física.

A dieta consumida atualmente caracteriza-se pelo consumo excessivo de gorduras trans e saturadas, alta ingestão de sódio, açúcares refinados e alimentos de alta densidade calórica. Em contrapartida houve diminuição na ingestão de alimentos ricos em carboidratos complexos e fibras, como frutas, verduras, legumes e alimentos integrais.

Mas o que é uma alimentação saudável? Alimentação saudável é aquela que oferece todos os nutrientes em quantidades adequadas a cada pessoa de acordo com seu peso, altura, faixa etária. É importante que alimentação seja colorida e variada, e que contenha, de forma moderada, alimentos de todos os grupos (carnes, laticínios, frutas, vegetais, cereais, leguminosas). A pirâmide Alimentar pode ser usada como Guia da Alimentação Saudável.

Segundo o Ministério da Saúde, os Dez passos para uma alimentação saudável são:
1- Fazer pelo menos 3 refeições por dia e 2 lanches saudáveis;
2- Incluir diariamente porções do grupo dos cereais e tubérculos, de preferência grãos integrais e alimento na sua forma natural;
3- Comer diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras e 3 porções de frutas;
4- Comer, pelo menos 5 vezes por semana feijão com arroz- é uma combinação completa de proteínas;
5- Consumir diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes e ou ovos;
6- Consumir, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina; 7- Evitar refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas;
8- Diminuir a quantidade de sal da comida e retirar o saleiro da mesa;
9- Beber pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia, preferencialmente nos intervalos das refeições;
10- Praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas todos os dias. Evitar as bebidas alcoólicas e o tabagismo.

Portanto, para ter uma alimentação saudável e, consequentemente, qualidade de vida, é importante realizar mudanças significativas no estilo de vida, como a adoção de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos. Estes hábitos devem ser incentivados desde a infância, começando pelo Aleitamento Materno!

Nutricionista Elisabete Kuhn
CRN2 6373

Hospital de Alvorada

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