Menu

Content

Breadcrumb

Super User

Super User

Novidades na Direção Técnica

A Dra. Soraya Malafaia Colares assumiu a Direção Técnica do Hospital de Alvorada em substituição ao Dr. Marsal Lerner.

O anúncio oficial desta mudança foi feito pelo Dr. Benevett em reunião no dia 25 de novembro com a presença dos coordenadores, chefias e encarregados do hospital.

A Dra. Soraya já atua nos Hospitais de Alvorada e Cachoeirinha há 10 anos como médica da Comissão de Controle de Infecção, cargo que ela continuará a exercer. Já prestou a este hospital importantes serviços como o da coordenação do Serviço de Pediatria.

Em seu currículo conta com experiência em gestão hospitalar além de sua formação médica como pediatra com especialização em infectologia pediátrica.

O Dr. Marsal continua com a gente, agora atuando exclusivamente como médico da internação pediátrica.

Nosso agradecimento ao Dr. Marsal pelos serviços prestados nestes 5 anos como Diretror Técnico, e a nosso desejo de sucesso à Dra. Soraya.

 

Em 29/11/2013.

Leia mais ...

Alimentação saudável e qualidade de vida

O assunto “Alimentação Saudável” tem recebido muito destaque na mídia nos últimos anos, sendo bastante abordado tanto em revistas quanto programas televisivos.

Muitas pessoas preocupam-se em ter realizar uma alimentação saudável, incorporando bons hábitos alimentares, já que esta é um fator importante para a saúde, para qualidade de vida, uma vez que influencia diretamente no bem-estar físico, emocional e na prevenção e tratamento de doenças.

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, câncer, e dislipidemias tem sido causa importante de mortalidade e incapacidade no mundo inteiro, afetando populações tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Pode-se afirmar que isso é consequência das mudanças que tem acontecendo no estilo de vida das pessoas, principalmente em relação aos hábitos alimentares e redução da atividade física.

A dieta consumida atualmente caracteriza-se pelo consumo excessivo de gorduras trans e saturadas, alta ingestão de sódio, açúcares refinados e alimentos de alta densidade calórica. Em contrapartida houve diminuição na ingestão de alimentos ricos em carboidratos complexos e fibras, como frutas, verduras, legumes e alimentos integrais.

Mas o que é uma alimentação saudável? Alimentação saudável é aquela que oferece todos os nutrientes em quantidades adequadas a cada pessoa de acordo com seu peso, altura, faixa etária. É importante que alimentação seja colorida e variada, e que contenha, de forma moderada, alimentos de todos os grupos (carnes, laticínios, frutas, vegetais, cereais, leguminosas). A pirâmide Alimentar pode ser usada como Guia da Alimentação Saudável.

Segundo o Ministério da Saúde, os Dez passos para uma alimentação saudável são:
1- Fazer pelo menos 3 refeições por dia e 2 lanches saudáveis;
2- Incluir diariamente porções do grupo dos cereais e tubérculos, de preferência grãos integrais e alimento na sua forma natural;
3- Comer diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras e 3 porções de frutas;
4- Comer, pelo menos 5 vezes por semana feijão com arroz- é uma combinação completa de proteínas;
5- Consumir diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes e ou ovos;
6- Consumir, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina; 7- Evitar refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas;
8- Diminuir a quantidade de sal da comida e retirar o saleiro da mesa;
9- Beber pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia, preferencialmente nos intervalos das refeições;
10- Praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas todos os dias. Evitar as bebidas alcoólicas e o tabagismo.

Portanto, para ter uma alimentação saudável e, consequentemente, qualidade de vida, é importante realizar mudanças significativas no estilo de vida, como a adoção de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos. Estes hábitos devem ser incentivados desde a infância, começando pelo Aleitamento Materno!

Nutricionista Elisabete Kuhn
CRN2 6373

Leia mais ...

Os resultados da classificação de risco

Implantada no início de agosto, a classificação de risco no serviço de pronto atendimento do Hospital de Alvorada está contribuindo para a melhoria do serviço.

No período de agosto e outubro foram atendidos 24.800 pacientes, e destes 19% foram classificados como urgência ou emergência.

Para um serviço como o nosso de grande demanda de pacientes, o acolhimento e a classificação de risco estão trazendo aos pacientes a segurança de receber atendimento prioritário de acordo com a gravidade de cada caso.

Para a implantação deste serviço foram contratados mais 5 enfermeiros, feitas as adaptações na sala de acolhimento, e instalados os equipamentos necessários para a realização da tarefa.

Estamos agora buscando junto à Secretaria Estadual de Saúde o enquadramento do Hospital dentro da Rede de Urgências e Emergências, pois já somos o hospital de referência para o SAMU local.

 

Em 07/11/2013.

Leia mais ...

O que fazemos com as críticas que recebemos?

Podem surgir algumas dúvidas sobre o tratamento que é dado às críticas, sugestões e elogios que recebemos em relação aos nossos serviços.

Diante disto, resolvemos informar como procedemos.

Em primeito lugar vamos falar dos nossos mecanismos de comunicação com as pessoas, que são:

1 - As ouvidorias feitas através de formulário próprio;

2 - Os comentários postados no Google Meu Negócio.

Tanto um quanto o outro meio de acesso são utilizados e tratados pelas pessoas responsáveis com seriedade e profissionalismo.

Recebemos retornos importantes sobre a percepção dos nossos clientes, e esta percepção é considerada nas correções necessárias no dia a dia da gestão.

Pode haver alguma dúvida quanto ao tratamento destas sugestões, mas seguramente elas são tratadas e consideradas por nós.

O que está ao nosso alcançe e governabilidade é feito na medida de nossas possibilidades.

É um trabalho contínuo e que requer maturidade e perseverança.

Aprendemos a lidar com o que está bem e o que não está.

Também sabemos que a natureza da nossa atividade e as condições locais influem nesta relação de expectativas e resultados nos nossos atendimentos.

Para finalizar, pedimos que se utilizem destes dois canais quando houver a necessidade.

Somos todos como uma planta, para darmos flores necessitamos de sol, água e cuidados contínuos.

A Adminstração.

Em 06/05/2019.

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Hospital de Alvorada

Rua Jarci Zamin, 170  |  Bairro Três Figueiras
Alvorada / RS  |  Cep 94801970
(51) 34121300
Administrado pela Fundação Universitária de Cardiologia

Log In or Register

fb iconLog in with Facebook